domingo, 23 de setembro de 2012

MULHERES FELIZES RUMO A PORTO SEGURO


Sobrevoávamos, naquele 14/ 09/ 2012, matas, serras, montes, perfurando os céus de nosso amado Brasil, rumo a Porto Seguro.
Parecia que buscávamos a nossa hitória, naqueles percursos rápidos e deslumbrantes.
Visitamos o vilarejo Arraial d'Ajuda, atravessando o Rio Buranhém de balsa, sob a animação de um baiano, batendo caixa, num ritmo gostoso entre  campanha política e música popular.
Distraímo-nos muito com aquilo.
Trancoso encantou-nos, com aquele casário do século XVII e XVIII, dando-nos a idéia de braços estendidos,  mãos dadas irmanados naquele quadrado colorido de esperança, conquista, vitória.
Fizemos oraçães ao lado da Igreja São João. Uma típica  vila jesuíta. Lá, saboreamos um delicioso acarajé frito, não no azeite dendê. Por que será?.....
No caminho do Cabral, uma belíssima encenação por dois adolescentes , sobre o descobrimento; Coroa Vermelha, local da primeira Missa.




Passeamos no centro de artesanato local.
Rota do Descobrimento-aí visitamos o memorial da Epopéia do descobrimento, a réplica da Nau Capitânie, o salão em homenagem aos índios.
Em uma parada para o almoço, as Mulheres Felizes iniciaram uma dança dentro do Restaurante, onde havia música ao vivo e todas as pessoas presentes  entraram no rol.
Curtimos a voz maravilhosa de um cantor boêmio e saudosista, naquela cálida noite quando voltamos a Arraial d'Ajuda, para conhecer a Ilha dos Aquários, fantástica, fantasiosa. Em meio à natural  beleza e à alusiva ao nome. Ritmos diversos pelos variados pontos: forró, samba, música romântica, sobressaindo no palco do axé próprio do estado, a que a turma aderiu de bom grado. E por fim, a chalana; passeio enebriante, nas águas serenas, onde a mente viajava à frente daquele momento e o coração ficava vazio,  dorido de prazer, emoção e saudade.
Assim retornamos para Belo Horizonte, outras a Buenópolis naquele vôo, vindo de onde buscamos, vivemos, sentimos de uma forma que não se repetirá, jamais!









Nenhum comentário:

Postar um comentário